Nas negociaçõesHomens de negócios devem estar sintonizados para onde se manifestam as diferenças culturais e quais os seus efeitos no processo de negociação. Quando a negociação funciona, os dois lados ganham. Esta é a meta. Para que isso funcione no comércio internacional de hoje, o negociador bem sucedido é aquele que leva em conta os fatores culturais. O negociador ágil vê contrastar essas diferenças culturais com o processo de negociação em si. Quanto mais os parceiros conhecem o processo, tanto mais podem tornar-se, mutuamente, conscientes das diferenças culturais quando elas surgirem e, então, poderão lidar adequadamente com elas..Entender o processo de negociação. Estar alerta para as sutis diferenças.Nas equipes de trabalhoEnviar alguns de seus funcionários para trabalhar fora do país já é uma prática comum em multinacionais. Entretanto, na maioria dos casos isso vira um problema.. Deve-se tomar ciência que as pessoas com quem irá conviver são diferentes, o local, o clima, o sotaque, as expressões de sentimentos são diferentes. O Administrador deve assumir essa nova identidade, se adaptar ao novo local de atuação, para atender seu público-alvo à medida que haja o melhor entendimento possível.Com uma demanda cada vez maior em relação a essa questão, existe algumas empresas especializadas em treinamentos interculturais.para garantir uma boa fase de transição do executivo e de seus familiares, esses treinamentos proporcionam o acompanhamento da mudança de país, ensina sobre culturas locais e aborda como as diferenças culturais influenciam nos métodos de trabalho. O executivo é treinado para facilitar sua vivência num ambiente de trabalho desconhecido. A esposa aprende como interagir com as pessoas perante as questões do dia-a-dia, como matricular filhos na escola e ir ao supermercado. Também é estimulada a buscar atividades de lazer como freqüentar clubes, academias, fazer cursos além de ficar a par de costumes básicos para não cometer gafes. Essa adaptação ao novo país faz com que não haja tal preconceito do povo que irá receber o funcionário, nem do funcionário com o novo local de trabalho.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
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