Seja Bem Vindo

Seja bem vindo ao Blog Diferenças Culturais nas Organizações. Tem como objetivo em auxiliá-lo em como conviver com essa fonte valiosa de inovação. Segue algumas dicas sobre o assunto:
Adquira a inteligência Cultural, é preciso ter entendimento das culturas nos ambientes mais distintos.

A maioria dos gestores escolhe profissionais com perfil semelhante ao seu, busque pessoas com outros pontos de vista, outras vivências.
Quando há pessoas diferentes num time, há mais idéias e sugestões para impulsionar os negocios e satisfazer os clientes.
Ter pessoas diferentes numa equipe, não significa ter diversidade, é necessario ouvir suas ideias.
Sem estereotipos, conheça profundamente as diferenças para evitar o preconceito.
A língua não é o principal entrave nas diferenças culturais é necessario o conhecimento de algumas peculiaridades culturais.
Comece a aprender a diversidade conhecendo pessoas diferentes de sua própria cidade assim aprenderá o novo e mudará o pensamento.
Deixe a sua opinião ela é muito importante!!!!

Atenciosamente

Sindy


Estudante de Administração PUCPR

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Curiosidades - Diferentes Hábitos Alimentares


A cultura determina hábitos alimentares de muitos povos. Trecho retirado do site: http://www.guiame.com.br/m5.asp?cod_noticia=336&cod_pagina=1171&titulo=A-cultura-determina-hábitos-alimentares-de-muitos-povos, escrito por Ingrid Cicca..Os brasileiros, de maneira geral, utilizam os talheres para comer e evitam sentar no chão na hora das refeições. Mas, existem diversas peculiaridades por este mundo afora. Não é preciso ir muito longe para identificarmos diferenças dos padrões ocidentais. No Brasil mesmo, é possível identificar etnias com hábitos alimentares que fogem à regra, principalmente entre as tribos indígenas. Os índios das tribos Marubo, que vivem na vivem na região do Amazonas, nas cabeceiras dos cursos do Ituí, Maronal e Curuça, por exemplo, além de comerem com as mãos, comem separados por sexo.Entre os africanos, existem etnias que também usam as mãos para comer e preferem sentar-se no chão quando estão se alimentando. O hábito de comer com as mãos também é algo comum entre indianos e os guineenses. O missionário Jairo de Oliveira, em seu livro Missões e Culturas, relata que certa vez a missionária Flávia Bottrel, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira " JMN, almoçando com uma indiana e uma guineense percebeu que até mesmo o modo como as duas utilizavam as mãos para levar a comida à boca era diferente. Segundo relato da missionária, a indiana junta a comida com as mãos e põe na boca de forma que os dedos toquem os lábios e as guineenses consideram estranho a maneira de comer das indianas.Já os japoneses preferem os Hashis, uma espécie de "pauzinhos" para pegar os alimentos. Assim como nós, brasileiros, temos regras de etiqueta ao utilizar os talheres, o mesmo acontece com o uso dos hashis. Existem diversas regras de utilização dos hashis, uma delas é nunca espetar os hashis no alimento e não passar comida de um hashi para o hashi de outra pessoa.Como vimos, os hábitos mudam de uma região para outra. O ideal é buscarmos o maior número de informações antes de adentrarmos em culturas diferentes, até mesmo para evitar constrangimentos. Não que isso não possa ocorrer, mas a probabilidade será menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário